Chamado a Terra Santa, Israel

Para se aproximar ainda mais aos meus Estudos Bíblicos ao longo deste ano, tive um chamado de ir conhecer Israel, e nesse post falo um pouquinho sobre meu planejamento para conhecer o lugar mais sagrado do mundo, a Terra Santa.

Israel Domo da Rocha - Santo dos Santos

Em 2022, quando fui resgatada por Jesus (contarei em outro momento), tive um chamado muito forte de ir conhecer a Terra Santa e consequentemente ajudar no fortalecimento da minha Fé. Desde então, venho amadurecendo e planejando esta viagem a Israel. Mas somente no meio deste ano esse desejo veio ainda mais forte com o objetivo de tirar idéias do papel e executé-las assim que fosse possével.

Infelizmente (ou felizmente), durante esse período muitos imprevistos aconteceram nesses últimos tempos, incluindo muitas mudanças no meu trabalho, novas responsabilidades com gestão de pessoas e dificuldades em conciliar minha Tese no Mestrado com todas essas mudanças e ainda tudo em outro país longe da minha família estavam me desgastando emocionalmente e psicologicamente, mas mesmo meio à tantas conturbaçõoes Deus estava agindo de muitas formas a favor dessa Viagem.

Desde o começo que despertou essa vontade de ir a Israel pensei no planejamento perfeito, da busca de passagens, dos passeios organizados até hoteis bem localizados, porém nada muito luxuoso, já que esta seria uma viagem de peregrinação e uma viagem mais humilde comparada as viagens que normalmente fazemos de férias. Todo meu planejamento estava indo de forma organizada, ao passo que eu estava estudando a Palavra, ao mesmo tempo que lidando com todas as mudanças na vida, mas os planos de Deus muitas vezes nao são os mesmos que os nossos, e num giro de 180 graus me vi tendo que ir para o Brasil às pressas devido a questões familiares, então se antes já estava tendo muitas mudanças, ir para o Brasil significava que nenhuma viagem para Israel fazia mais sentido neste ano.

Deus trabalha em silêncio

Durante os dias que precisei ir para o Brasil, eu orei muito para que fosse feito conforme a vontade do Pai, e não a minha, e se fosse assim que Ele queria para mim, assim seria e essa viagem poderia ser adiada para o próximo ano. Não fazia mais sentido ir para a Terra Santa neste ano de 2023, até porque os gastos imprevistos de ir para o Brasil estavam bem fora do que haviamos planejado, e sinceramente eu já nao sabia o que poderia acontecer e quanto tempo ficaria no Brasil para resolver uma situação de família tão delicada. Foram muitos dias dedicados a orações e em busca de resoluções, a viagem nem era mais uma pauta a ser considerada, o foco naquele momento era outro.

Milagrosamente, algumas coisas que talvez não conseguiria resolver em semanas, acabamos conseguindo resolver em poucos dias, muitas coisas nao dependiam mais de mim, e após duas semanas eu estava de volta a Irlanda ao lado do meu marido e da minha filha. Porém muito desgastada emocionalmente, precisei de muitos dias de apoio e as consequências dessa ida ao Brasil foram profundas na alma.

Durante esse período eu já estava de licença do meu trabalho, e minha Tese do Mestrado já tinha sido comprometida e isso me doia profundamente porque foram 2 anos de estudo e dedicação e falhar nessa última etapa era algo que não tinha mais solução para mim. Eu iria perder todo o tempo e dinheiro investido. Mas eu também eu não tinha forças para pensar nisso então nem conseguia avisar meu orientador sobre o que havia acontecido. As vezes você não quer enfrentar o problema de frente e nem dar muitas explicações, você só quer fugir e ficar quieta no seu canto.

Mas mesmo quando tudo parece perdido, e batalhas vencidas, Deus trabalha de forma silenciosa e misteriosa.

Durante esses dias de meditação na palavra, tive um encontro com Jesus novamente, e Ele me permitiu entregar toda a minha dor, e todo meu cansaço a Ele, foi que aos poucos eu estava voltando a estudar os lugares da Terra Santa novamente e vendo vídeos no Youtube que apareciam a todo momento. Não só isso, eu recebi um email da Universidade oferencendo uma nova chance para apresentar minha Tese no próximo ano caso eu estivesse passando por algum problema de família, o que me chocou muito, pois realmente acreditava que não daria mais pra mim. O que mostra que tudo estava se reposicionando da forma que Deus havia planejado.

Foi quando decidi conversar com meu marido e ele concordou que também gostaria de ir ainda esse ano, e mais, durante o período que ele deveria tirar férias obrigatórias que seria agora no mês de Setembro, o que nao me restava muito mais tempo para muito planejamento.

Em resumo eu teria apenas 3 semanas para fazer o novo roteiro encaixando 2 semanas em Israel + Jordania, e tudo isso incluindo achar passagens de ida e volta saindo de Dublin a preços razoaáeis, com estadias de última hora, aluguel de carro, agendamento de algumas visitas, além de conseguir agendar com Petsitter para cuidar da nossa filha doguinha durante nosso período fora.

Muita coisa viria pela frente em tão pouco tempo de planejamento e eu mal sabia se tudo iria se encaixar perfeitamente, mas a Fé em Deus agindo era tão grande que agora nada me faria duvidar que essa viagem aconteceria ainda neste ano.

Preparativos para Viajar para Israel

Viajar para Israel ainda em 2023 com apenas 3 semanas de planejamento me parece uma tarefa um pouco em cima da hora eu diria, mas eu estava fortalecida e dedicada a conseguir isso, apesar de todos os Blogs sobre viagens a Terra Santa indicarem a compra de passagem com muita antecedência, além de roteiros mais conhecidos com caravanas fechadas mas nesse momento não nos restava muito mais tempo para caravanas em Setembro e apesar de considerar isso no princípio eu ja havia decidido em fazer uma viagem mais por conta mesmo, so que não com tão pouco tempo de planejamento dentro dos dias possíveis para viajar

Encontrar uma passagem a preço razoável, em horários e escalas humanas desde Dublin não foi uma tarefa nada fácil, eu diria que com poucas semanas antecedendo a viagem é quase impossível, mas depois de muitas madrugadas tentando encontrar combinações de voos em datas prováveis, conseguimos fechar uma passagem com uma escala razoável, nem muito longa e nem muito rápida pela AirFrance no inicio de Setembro. Uma única escala em Charles de Gaulle com conexão de 3h na ida e 2h na volta, tudo por €350 por pessoa.

Com a passagem em mãos ficou muito mais fácil planejar um roteiro sabendo exatamente os horários de chegada e também qual melhor percurso dependendo dos lugares sagrados que queremos visitar, inclusive também sabendo que precisaremos cruzar a fronteira com a Jordania para chegar até Petra, um dos destinos que meu marido faz muita questão de conhecer já que estaremos tão pertinho.

O próximo passo era conseguir estadias a preços razoáveis, e na verdade quando se deixa para planejar próximo a data de ir as opções são mais limitadas, e normalmente a localização não são as melhores e você tem que abrir mão de conforto e privacidade já que pode acontecer de você ter que ficar em Hostel, mesmo com quartos privativos os banheiros podem ser compartilhados, o que não seria um problema se fosse mais jovem como já fizemos em outros momentos da nossa vida, mas nesse caso, Deus tem guiado nossa busca por estadia desde o recomeço do meu roteiro, pois tenho visto boas opções com localizações ótimas, quase que um achado de última hora.

14 dias em Israel com Petra

Bom, até o momento conseguimos fechar a estadia de 4 noites em Jerusalém em um quarto de casal com banheiro privativo, em um aparthotel, o Urbanic Hotel que possui uma nota Fabulosa de 8,7 para avaliação geral e 9,3 para Localizacao pelo Booking e mais de 800 reviews, o que normalmente levamos bastante em consideração na hora de fechar, e com cancelamento gratuito, o que também nos dá a opção de procurar outros possíveis lugares até o dia da viagem caso haja algum outro hotel de interesse.

 

A busca pela estadia na Galileia ainda continua, e talvez nossa única dúvida seja em optar por cidade base em Nazareth ou Mar da Galileia, onde pretendemos ficar 3 noites e depois disso partimos para o Sul, fazendo uma pausa no Mar morto e descendo depois direto para Eilat para cruzar a fronteira com a Jordania e finalmente passar 2 dias em Petra.

Ainda faltam alguns ajustes no nosso roteiro, mas ele esta praticamente fechado com a seguinte programação

  • Chegada a Tel Aviv partimos direto para Jerusalem

  • 5 dias em Jerusalem

  • 4 dias no Mar da Galileia (incluindo Nazareth, Haifa e Akko)

  • 1 dia em Ein Bokek no Mar Morto

  • 1 dia em Eilat

  • 2 dias em Petra

  • 1 dia em Tel Aviv

  • Retorno por Tel Aviv

Claro que nosso planejamento não termina por aqui, ainda temos que fechar estadia para os dias na Galileia, Ein Bokek, Eilat e Petra, além da melhor forma de chegar nesses lugares é alugando um carro então provavelmente a retirada do carro ficará para o nosso último dia em Jerusalém já que durante esses dias não seria necessário carro.

Espero que nossa prévia de Viagem a Terra Santa em Setembro possa te ajudar em sua programação, mas tenho certeza que Deus também estará agindo para que tudo ocorra da melhor forma para sua viagem e também para nossa. Espero ter mais novidades sobre novas estadias e atualizações do nosso roteiro nos próximos dias. Se você tiver alguma dica para nossa viagem fique a vontade para compartilhar nos comentários abaixo.

Shalom!


Anterior
Anterior

A mensagem de Jesus para o mundo