Liturgia do Dia
Na Liturgia do dia celebramos a Apresentação do Senhor, o momento em que Maria e José levam o Menino Jesus ao Templo, cumprindo a Lei e oferecendo o Filho ao Pai. A cena é marcada pela simplicidade e pela luz: o velho Simeão, iluminado pelo Espírito, reconhece no pequeno Jesus o Messias esperado e proclama: “Agora, Senhor, podeis deixar vosso servo partir em paz, porque meus olhos viram a vossa salvação.”
Esta festa é também chamada de “Festa da Luz”, pois Cristo é apresentado como a Luz das nações. Simeão e Ana representam a esperança perseverante, o olhar de quem esperou toda a vida e agora contempla a promessa cumprida. No Evangelho do dia somos convidados a fazer o mesmo gesto interior: levar o nosso coração ao encontro de Cristo e reconhecê-lo como a luz que ilumina os nossos caminhos. Ele é o Templo vivo de Deus que veio habitar entre nós.

PUBLICIDADE
Leituras da Missa
Primeira Leitura: Malaquias 3,1-4 – “Entrará no seu templo o Senhor, a quem buscais.”
Salmo do dia: Salmo 23(24),7-10 – “O Rei da glória é o Senhor onipotente.”
Segunda Leitura: Hebreus 2,14-18 – “Devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos.”
Evangelho do dia: Lucas 2,22-40 – “Meus olhos viram a salvação.”
Liturgia do Dia: 02/02/2026
Apresentação do Senhor, Festa
Oração do Dia
Deus eterno e todo-poderoso, humildemente vos suplicamos: assim como o vosso Filho único, revestido da natureza humana, foi hoje apresentado no templo, fazei que, também nós, possamos nos apresentar diante de vós com os corações purificados. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Primeira Leitura
Referência: Ml 3, 1-4
Assim diz o Senhor: 1Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará ao seu templo o Dominador, que tentais encontrar, e o anjo da aliança, que desejais. Ei-lo que vem, diz o Senhor dos exércitos; 2e quem poderá fazer-lhe frente, no dia de sua chegada? E quem poderá resistir-lhe, quando ele aparecer?,Ele é como o fogo da forja e como a barrela dos lavadeiros; 3e estará a postos, como para fazer derreter e purificar a prata: assim ele purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata, e eles poderão assim fazer oferendas justas ao Senhor.,4Será então aceitável ao Senhor a oblação de Judá e de Jerusalém, como nos primeiros tempos e nos anos antigos.
Salmo do Dia
Referência: Sl 23
— “Ó portas, levantai vossos frontões! Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, a fim de que o Rei da glória possa entrar!”
— Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?” “É o Senhor, o valoroso, o onipotente, o Senhor, o poderoso nas batalhas!”
— “Ó portas, levantai vossos frontões! Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, a fim de que o Rei da glória possa entrar!”
— Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?” “O Rei da glória é o Senhor onipotente, o Rei da glória é o Senhor Deus do universo.
Evangelho do Dia
Referência: Lc 2, 22-40
22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”.
24Foram também oferecer o sacrifício — um par de rolas ou dois pombinhos — como está ordenado na Lei do Senhor. 25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.
27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.
[33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”.
36Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.
39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.]
Antífonas
Entrada: Recebemos, Senhor, vossa misericórdia no meio do vosso templo. Como vosso nome, ó Deus, assim vosso louvor ressoa até os confins da terra; vossa destra está cheia de justiça. (Cf. Sl 47, 10-11)
Comunhão: Meus olhos viram vossa salvação que preparastes ante a face das nações. (Cf. Lc 2, 30-31)
Oração de Comunhão
Por este sacramento que recebemos, Senhor, completai em nós a obra da vossa graça; como correspondestes à esperança de Simeão, não consentindo que morresse antes de acolher o Cristo, concedei também a nós que, caminhando ao encontro do Senhor, alcancemos a vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.
PUBLICIDADE
Liturgia Diária
leia também
- Liturgia do Dia 08 de Fevereiro 2026Liturgia do Dia A liturgia deste domingo nos recorda que a fé verdadeira nunca é estéril. Isaías proclama que a luz nasce quando o coração se abre à partilha, à justiça e à misericórdia. Paulo nos lembra que o anúncio… Leia mais: Liturgia do Dia 08 de Fevereiro 2026
- Liturgia do Dia 07 de Fevereiro 2026Liturgia do Dia Salomão pede sabedoria, e Jesus manifesta compaixão. A liturgia de hoje revela que o verdadeiro governo da vida nasce de um coração que escuta e se deixa mover pela misericórdia. Diante da multidão cansada, Jesus não se… Leia mais: Liturgia do Dia 07 de Fevereiro 2026
- Liturgia do Dia 06 de Fevereiro 2026Liturgia do Dia Hoje a Palavra nos confronta com o preço da verdade. João Batista permanece fiel até o fim, mesmo diante da injustiça e da violência. Sua vida nos lembra que a fidelidade a Deus nem sempre é confortável,… Leia mais: Liturgia do Dia 06 de Fevereiro 2026
- Liturgia do Dia 05 de Fevereiro 2026Liturgia do Dia A Liturgia do Dia nos recorda que Deus continua falando ao seu povo, conduzindo, corrigindo e consolando com amor. Neste dia, a Palavra proclamada nos convida a renovar a esperança e a confiança no agir fiel do… Leia mais: Liturgia do Dia 05 de Fevereiro 2026
- Liturgia do Dia 04 de Fevereiro 2026Liturgia do Dia A liturgia de hoje nos conduz por um caminho de verdade interior. Na primeira leitura, Davi reconhece o próprio pecado e se abandona à misericórdia de Deus. No Evangelho, Jesus enfrenta algo ainda mais doloroso: a incredulidade… Leia mais: Liturgia do Dia 04 de Fevereiro 2026
PUBLICIDADE
AGRADECIMENTOS
Liturgia do Dia apresentado por Liturgia.up.railway.
Projeto Liturgia Diaria por Dancrf
Integração e customização do plugin Liturgy of the Day
Gostou? Compartilhe!

Fabi é Coordenadora de Edição no Projeto Estuda Bíblia com foco em religião, teologia e espiritualidade cristã, com uma abordagem que busca unir fé, razão e experiência humana. Certificada em Philosophy of Religion pela University of Oxford, seu trabalho é inspirado pelo desejo de tornar o estudo bíblico mais acessível, autêntico e mais relevante para os jovens de hoje, integrando tradição e contemporaneidade nos estudos produzidos no Projeto Estuda Bíblia.



