Liturgia do Dia
“Meu Senhor e meu Deus!” — a confissão de fé de Tomé é um dos mais belos testemunhos do Evangelho.
Neste dia, a Liturgia do dia nos lembra que a dúvida sincera pode nos levar a um encontro profundo com Cristo. Reze com essa Palavra e fortaleça sua fé.
Liturgia do Dia: 03/07/2025
São Tomé, Apóstolo, Festa
Oração do Dia
Concedei-nos, Deus todo poderoso, celebrar com alegria a festa de São Tomé, para que sejamos sempre sustentados por sua proteção e tenhamos a vida pela fé no nome de Jesus Cristo, que o Apóstolo reconheceu como Senhor. Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Primeira Leitura
Referência: Ef 2, 19-22
Irmãos, 19já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo Santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.
Salmo do Dia
Referência: Sl 116
— Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos festejai-o!
— Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel
Evangelho do Dia
Referência: Jo 20, 24-29
24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”
Antífonas
Entrada: Vós sois o meu Deus e eu vos dou graças; vós sois o meu Deus e eu vos exalto: Eu vos dou graças porque vos tornastes para mim salvação. (Cf. Sl 117,28.21)
Comunhão: Coloca aqui a tua mão e reconhece o lugar dos cravos, e não sejas incrédulo, mas fiel. (Cf. Jo 20,27)
Oração de Comunhão
Ó Deus, neste sacramento recebemos verdadeiramente o Corpo do vosso Filho Unigênito; concedei que proclamemos o Cristo, com nossa vida e ações, reconhecendo nele nosso Deus e Senhor, como fez o apóstolo São Tomé. Por Cristo, nosso Senhor.
AGRADECIMENTOS
Liturgia do Dia apresentado por Liturgia.up.railway.
Projeto Liturgia Diaria por Dancrf
Integração e customização do plugin Liturgy of the Day por Fabi

Certificada em Philosophy of Religion pela University of Oxford. Fabi é Coordenadora de Edição no Projeto Estuda Bíblia com foco em religião, teologia e espiritualidade cristã, com uma abordagem que busca unir fé, razão e experiência humana. Seu trabalho é inspirado pelo desejo de tornar o estudo bíblico mais acessível, autêntico e mais relevante para os jovens de hoje, integrando tradição e contemporaneidade nos estudos produzidos no Projeto Estuda Bíblia.
Leia os textos mais recentes
Mateus 5 Explicação
Olá amigos(as)! Hoje nosso post é sobre Mateus 5 e sua explicação, mas não é…
Damasco na Bíblia: História e Profecias
Bem-vindo(a) novamente! Já reparou como certas cidades bíblicas não apenas contam histórias, mas também guardam…
Parábola dos Talentos: Explicação e Resumo
Já parou para pensar sobre o que realmente significa a Parábola dos Talentos? Essa história,…