Liturgia do Dia
Maria Madalena chora, procura e encontra o Senhor vivo. Ela foi a primeira mensageira da Ressurreição. Neste dia, a Liturgia de hoje nos chama a “lembrar” e anunciar que Jesus vive. Leia a Liturgia do Dia, agradeça por esse apostolado e peça a graça de anunciar a presença do Ressuscitado.
Leituras: Ct 3, 1‑4a ou 2Cor 5, 14‑17; Jo 20, 1–2.11–18

PUBLICIDADE
Liturgia do Dia: 22/07/2025
Santa Maria Madalena, Festa
Oração do Dia
Ó Deus, o vosso Filho Unigênito confiou a Maria Madalena a missão de ser a primeira a anunciar a alegria pascal; concedei, nós vos pedimos, por sua intercessão e exemplo, proclamar que Cristo ressuscitou e contemplá-lo no seu Reino glorioso. Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Primeira Leitura
Referência: Ct 3, 1-4a
Eis o que diz a noiva: 1“Em meu leito, durante a noite, busquei o amor de minha vida: procurei-o, e não o encontrei. 2Vou levantar-me e percorrer a cidade, procurando pelas ruas e praças, o amor de minha vida: procurei-o, e não o encontrei. 3Encontraram-me os guardas que faziam a ronda pela cidade. ʽVistes porventura o amor de minha vida?ʼ 4aE logo que passei por eles, encontrei o amor de minha vida”.
Salmo do Dia
Referência: Sl 62
— Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco! A minh’alma tem sede de vós, minha carne também vos deseja, como terra sedenta e sem água!
— Venho, assim, contemplar-vos no templo, para ver vossa glória e poder. Vosso amor vale mais do que a vida: e por isso meus lábios vos louvam.
— Quero, pois, vos louvar pela vida, e elevar para vós minhas mãos! A minh’alma será saciada, como em grande banquete de festa; cantará a alegria em meus lábios, ao cantar para vós meu louvor!
— Para mim fostes sempre um socorro; de vossas asas à sombra eu exulto! Minha alma se agarra em vós; com poder vossa mão me sustenta
Evangelho do Dia
Referência: Jo 20, 1-2. 11-18
1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”. 16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabunni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.
Antífonas
Entrada: Disse o Senhor a Maria Madalena: Vai a meus irmãos e anuncia-lhes: Subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. (Cf. Jo 20, 17)
Comunhão: O amor de Cristo nos pressiona, para que os vivos não vivam para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. (2 Cor 5, 14-15)
Oração de Comunhão
Senhor, a sagrada comunhão nos vossos mistérios infunda em nós aquele amor perseverante que levou Santa Maria Madalena a jamais separar-se do Cristo, seu Mestre. Que vive e reina pelos séculos dos séculos.
Liturgia diária
- Liturgia do Dia 31 de Agosto 2025Liturgia do Dia Este domingo a Liturgia do dia nos convida a contemplar a grandeza que nasce da humildade e da entrega sincera a Deus. A primeira leitura nos diz com ternura: os opulentos talvez sejam muitos, mas Deus revela… Leia mais: Liturgia do Dia 31 de Agosto 2025
- Liturgia do Dia 30 de Agosto 2025Liturgia do Dia A liturgia de hoje nos convida a refletir sobre como usamos os dons e talentos que Deus nos confiou. A parábola dos talentos mostra que cada um de nós recebe algo precioso do Senhor e Ele espera… Leia mais: Liturgia do Dia 30 de Agosto 2025
- Liturgia do Dia 29 de Agosto 2025Liturgia do Dia Hoje a Igreja celebra o martírio de São João Batista, o precursor de Cristo, que não teve medo de anunciar a verdade, mesmo diante de reis e governantes. Sua fidelidade custou-lhe a vida, mas sua voz continua… Leia mais: Liturgia do Dia 29 de Agosto 2025
- Liturgia do Dia 28 de Agosto 2025Liturgia do Dia Hoje celebramos Santo Agostinho, um dos maiores pensadores da história da Igreja, exemplo vivo de como Deus transforma corações inquietos. Sua conversão, fruto da oração incansável de Santa Mônica, nos inspira a confiar na misericórdia divina, mesmo… Leia mais: Liturgia do Dia 28 de Agosto 2025
- Liturgia do Dia 27 de Agosto 2025Liturgia do Dia Hoje celebramos a memória de Santa Mônica, exemplo de mãe perseverante, que chorou e rezou pela conversão de seu filho, Santo Agostinho, e viu a graça de Deus agir com poder. Sua vida é um lembrete de… Leia mais: Liturgia do Dia 27 de Agosto 2025
- Liturgia do Dia 24 de Agosto 2025Liturgia do Dia Na Liturgia do dia de hoje somos convidados a reconhecer que o amor e o chamado de Deus alcançam todos não importando a origem, a língua ou a história. Isaías antecipa esse sonho de unificação: povos distantes,… Leia mais: Liturgia do Dia 24 de Agosto 2025
PUBLICIDADE
AGRADECIMENTOS
Liturgia do Dia apresentado por Liturgia.up.railway.
Projeto Liturgia Diaria por Dancrf
Integração e customização do plugin Liturgy of the Day
Gostou? Compartilhe!

Certificada em Philosophy of Religion pela University of Oxford. Fabi é Coordenadora de Edição no Projeto Estuda Bíblia com foco em religião, teologia e espiritualidade cristã, com uma abordagem que busca unir fé, razão e experiência humana. Seu trabalho é inspirado pelo desejo de tornar o estudo bíblico mais acessível, autêntico e mais relevante para os jovens de hoje, integrando tradição e contemporaneidade nos estudos produzidos no Projeto Estuda Bíblia.