Liturgia do Dia
O Evangelho nos mostra o coração compassivo de Jesus. Mesmo após a morte de João Batista, Ele não se isola: move-se de compaixão diante da multidão faminta. Ali, o pouco se torna abundância em Suas mãos.
Moisés, na Primeira Leitura, sente o peso de carregar o povo e se queixa a Deus. Isso mostra como até os grandes homens de fé enfrentam o cansaço espiritual. Mas o Senhor sempre responde com providência e cuidado.
Leia a liturgia do dia e contemple esse amor divino que transforma o pouco em suficiente, que escuta nosso cansaço e multiplica forças. Como São João Maria Vianney, o Cura d’Ars, entregue-se ao serviço com confiança e humildade, deixando que Deus alimente a muitos por meio do seu “pouco”.
PUBLICIDADE
Leituras do dia:
Primeira Leitura: Números 11,4b–15 – Moisés desabafa diante da missão pesada de conduzir o povo
Salmo do dia: Salmo 80(81),12-13.14-15.16-17 – “Exultai no Senhor, nossa força!”
Evangelho do dia: Mateus 14,13–21 – Jesus multiplica os pães e sacia a multidão
Liturgia do Dia: 04/08/2025
São João Maria Vianney, presbítero, Memória
Oração do Dia
Deus de poder e misericórdia, que tornastes o presbítero São João Maria Vianney admirável por seu zelo pastoral, concedei-nos, por seu exemplo e intercessão, conquistar no amor irmãos e irmãs para Cristo e com eles alcançar a glória eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Primeira Leitura
Referência: Nm 11,4-15
Naqueles dias, 4os filhos de Israel começaram a lamentar-se, dizendo: “Quem nos dará carne para comer? 5Vêm-nos à memória os peixes que comíamos de graça no Egito, os pepinos e os melões, as verduras, as cebolas e os alhos. 6Aqui nada tem gosto ao nosso paladar, não vemos outra coisa a não ser o maná”. 7O maná era parecido com a semente do coentro e amarelado como certa resina. 😯 povo se dispersava para o recolher e o moía num moinho ou socava num pilão. Depois o cozinhavam numa panela e faziam broas com gosto de pão amassado com azeite. 9À noite, quando o orvalho caía no acampamento, caía também o maná. 10Moisés ouviu, pois, o povo lamentar-se em cada família, cada um à entrada de sua tenda. 11Então, o Senhor tomou-se de uma cólera violenta, e Moisés, achando também tal coisa intolerável, disse ao Senhor: “Por que maltrataste assim o teu povo? Por que gozo tão pouco do teu favor, a ponto de descarregares sobre mim o peso de todo este povo? 12Acaso fui eu quem concebeu e deu à luz todo este povo, para que me digas: ‘Carrega-o ao colo, como a ama costuma fazer com a criança, e leva-o à terra que juraste dar a seus pais’? 13Onde conseguirei carne para dar a toda esta gente? Pois se lamentam contra mim, dizendo: ‘Dá-nos carne para comer!’ 14Já não posso suportar sozinho o peso de todo este povo: é grande demais para mim. 15Se queres continuar a tratar-me assim, peço-te que me tires a vida, se achei graça a teus olhos, para que eu não veja mais tamanha desgraça”.
Salmo do Dia
Referência: Sl 80(81)
— Mas meu povo não ouviu a minha voz, Israel não quis saber de obedecer-me. Deixei, então, que eles seguissem seus caprichos, abandonei-os ao seu duro coração.
— Quem me dera que meu povo me escutasse! Que Israel andasse sempre em meus caminhos! Seus inimigos, sem demora, humilharia e voltaria minha mão contra o opressor.
— Os que odeiam o Senhor o adulariam, seria este seu destino para sempre; eu lhe daria de comer a flor do trigo, e com o mel que sai da rocha o fartaria.
Evangelho do Dia
Referência: Mt 14,13-21
Naquele tempo, 13quando soube da morte de João Batista, Jesus partiu e foi de barco para um lugar deserto e afastado. Mas quando as multidões souberam disso, saíram das cidades e o seguiram a pé. 14Ao sair da barca, Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doentes. 15Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram: “Este lugar é deserto e a hora já está adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar comida!” 16Jesus, porém, lhes disse: “Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer!” 17Os discípulos responderam: “Só temos aqui cinco pães e dois peixes”. 18Jesus disse: “Trazei-os aqui”. 19Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama. Então pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção. Em seguida partiu os pães e os deu aos discípulos. Os discípulos os distribuíram às multidões. 20Todos comeram e ficaram satisfeitos, e, dos pedaços que sobraram, recolheram ainda doze cestos cheios. 21E os que haviam comido eram mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.
Antífonas
Entrada: O Espírito do Senhor repousa sobre mim; ele me consagrou com a unção, enviou-me para levar a boa-nova aos pobres e curar os corações contritos. (Cf. Lc 4,18)
Comunhão: Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo, diz o Senhor. (Cf. Mt 28,20)
Oração de Comunhão
Senhor, o sacramento recebido nos prepare para as eternas alegrias, que São João Maria Vianney mereceu por seu fiel ministério. Por Cristo, nosso Senhor.
Liturgia do dia para Imprimir
Devocional com Mateus 13 para Imprimir em PDF
Este devocional inspirado na passagem de Mateus 13,47-53 da liturgia do dia oferece uma reflexão profunda sobre a parábola da rede lançada ao mar, onde Jesus ensina sobre o…
PUBLICIDADE
AGRADECIMENTOS
Liturgia do Dia apresentado por Liturgia.up.railway.
Projeto Liturgia Diaria por Dancrf
Integração e customização do plugin Liturgy of the Day
Gostou? Compartilhe!

Certificada em Philosophy of Religion pela University of Oxford. Fabi é Coordenadora de Edição no Projeto Estuda Bíblia com foco em religião, teologia e espiritualidade cristã, com uma abordagem que busca unir fé, razão e experiência humana. Seu trabalho é inspirado pelo desejo de tornar o estudo bíblico mais acessível, autêntico e mais relevante para os jovens de hoje, integrando tradição e contemporaneidade nos estudos produzidos no Projeto Estuda Bíblia.