Liturgia do Dia
A Liturgia de hoje nos oferece o abraço de Deus. Ele chama Moisés, promete libertar e, em Jesus, oferece descanso ao cansado.
Leia, sinta esse convite e entregue ao Senhor seus fardos. Ele quer ser seu alívio e sua paz.
Leituras:
Ex 3,13–20 – O Senhor chama e consola
Salmo 104(105) – Lembrar os sinais de Deus no deserto
Evangelho: Mt 11,28–30 – “Vinde a mim…” – convite ao alívio e ao descanso
Liturgia do Dia: 17/07/2025
Bem-aventurado Inácio de Azevedo, Presb., e Comps. Mts., Memória
Oração do Dia
Ó Deus, que escolhestes Inácio de Azevedo e seus companheiros para regarem com seu sangue as primeiras sementes do Evangelho lançadas na Terra de Santa Cruz, concedei-nos, para vossa maior glória, professar constantemente a fé que recebemos de nossos antepassados. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Primeira Leitura
Referência: Ex 3,13-20
Naqueles dias, ouvindo a voz do Senhor do meio da sarça, 13Moisés disse a Deus: “Sim, eu irei aos filhos de Israel e lhes direi: ‘O Deus de vossos pais enviou-me a vós’. Mas, se eles perguntarem: ‘Qual é o seu nome?’, o que lhes devo responder?” 14Deus disse a Moisés: “Eu sou aquele que sou”. E acrescentou: “Assim responderás aos filhos de Israel: ‘Eu sou enviou-me a vós’”. 15E Deus disse ainda a Moisés: “Assim dirás aos filhos de Israel: ‘O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, enviou-me a vós’. Esse é o meu nome para sempre, e assim serei lembrado de geração em geração. 16Vai, reúne os anciãos de Israel e dize-lhes: ‘O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, apareceu-me, dizendo: Eu vos visitei e vi tudo o que vos sucede no Egito. 17E decidi tirar-vos da opressão do Egito e conduzir-vos à terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos eveus e dos jebuseus, a uma terra onde corre leite e mel’. 18Eles te escutarão e tu, com os anciãos de Israel, irás ao rei do Egito e lhe dirás: ‘O Senhor, o Deus dos hebreus, veio ao nosso encontro. E agora temos que ir, a três dias de marcha no deserto, para oferecermos sacrifícios ao Senhor nosso Deus’. 19Eu sei, no entanto, que o rei do Egito não vos deixará partir se não for obrigado por mão forte. 20Por isso, estenderei minha mão e castigarei o Egito com toda sorte de prodígios que vou realizar no meio deles. Depois disso, o rei do Egito vos deixará partir”.
Salmo do Dia
Referência: Sl 104(105)
— Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, anunciai entre as nações seus grandes feitos! Lembrai as maravilhas que ele fez, seus prodígios e as palavras de seus lábios!
— Ele sempre se recorda da aliança, promulgada a incontáveis gerações; da aliança que ele fez com Abraão e do seu santo juramento a Isaac.
— Deus deu um grande crescimento a seu povo e o fez mais forte que os próprios opressores. Ele mudou seus corações para odiá-lo, e trataram com má-fé seus servidores.
— Então mandou Moisés, seu mensageiro, e igualmente Aarão, seu escolhido; por meio deles realizou muitos prodígios e, na terra do Egito, maravilhas.
Evangelho do Dia
Referência: Mt 11,28-30
Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim, todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
Antífonas
Entrada: Ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, e toda língua proclame: Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. (Fl 2, 10-11)
Comunhão: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só; mas, se morre, produz muito fruto. (Cf. Jo 12, 24)
Oração de Comunhão
Ó Deus, tendo participado, do mistério pascal à mesa da Eucaristia, fazei-nos fiéis ao vosso serviço, a exemplo dos quarenta mártires que deram a sua vida por vós. Por Cristo, nosso Senhor.
Liturgia diária
- Liturgia do Dia 21 de Julho 2025Liturgia do DiaA travessia rumo à liberdade e o sinal de Jesus maior do que Jonas reforçam: Deus liberta e chama à sabedoria de fé.Leia a Liturgia diiária, sinta-se protegido e busque a sabedoria que reconhece os sinais de Deus… Leia mais: Liturgia do Dia 21 de Julho 2025
- Liturgia do Dia 20 de Julho 2025Liturgia do Dia Na liturgia de hoje aprendemos com Marta e Maria: há serviço e há escuta. Ambos essenciais. Cristo habita onde Seu nome é acolhido. Leia, reflita qual papel seu coração escolhe hoje e dialogue com Jesus, Ele tem… Leia mais: Liturgia do Dia 20 de Julho 2025
- Liturgia do Dia 19 de Julho 2025Liturgia do Dia A travessia do deserto e a compaixão de Jesus revelam que Deus anda a nosso lado. Ele cura, guia e sustenta.Leia a Liturgia, contemple a fidelidade divina que não abandona seu povo e deixe que essa graça… Leia mais: Liturgia do Dia 19 de Julho 2025
- Liturgia do Dia 18 de Julho 2025Liturgia do Dia Nos milagres da libertação, o cuidado de Deus se revela. Jesus mostra que a Lei existe para a Vida, não para ser peso. Leia e agradeça pelos benefícios recebidos. Que a liberdade de Cristo seja prática: misericórdia… Leia mais: Liturgia do Dia 18 de Julho 2025
- Liturgia do Dia 17 de Julho 2025Liturgia do Dia A Liturgia de hoje nos oferece o abraço de Deus. Ele chama Moisés, promete libertar e, em Jesus, oferece descanso ao cansado.Leia, sinta esse convite e entregue ao Senhor seus fardos. Ele quer ser seu alívio e… Leia mais: Liturgia do Dia 17 de Julho 2025
- Liturgia do Dia 16 de Julho 2025Liturgia do Dia Na Liturgia de hoje celebramos Maria, moldada pela Palavra. O Senhor prometeu habitar entre nós, trazendo união e bênção. Maria, humilde serva, tornou-se morada dessa presença. Leia a Liturgia do Dia, medite sobre essa promessa que se… Leia mais: Liturgia do Dia 16 de Julho 2025
AGRADECIMENTOS
Liturgia do Dia apresentado por Liturgia.up.railway.
Projeto Liturgia Diaria por Dancrf
Integração e customização do plugin Liturgy of the Day
Gostou? Compartilhe!

Certificada em Philosophy of Religion pela University of Oxford. Fabi é Coordenadora de Edição no Projeto Estuda Bíblia com foco em religião, teologia e espiritualidade cristã, com uma abordagem que busca unir fé, razão e experiência humana. Seu trabalho é inspirado pelo desejo de tornar o estudo bíblico mais acessível, autêntico e mais relevante para os jovens de hoje, integrando tradição e contemporaneidade nos estudos produzidos no Projeto Estuda Bíblia.