Liturgia do Dia
Maria Madalena chora, procura e encontra o Senhor vivo. Ela foi a primeira mensageira da Ressurreição. Neste dia, a Liturgia de hoje nos chama a “lembrar” e anunciar que Jesus vive. Leia a Liturgia do Dia, agradeça por esse apostolado e peça a graça de anunciar a presença do Ressuscitado.
Leituras: Ct 3, 1‑4a ou 2Cor 5, 14‑17; Jo 20, 1–2.11–18

PUBLICIDADE
Liturgia do Dia: 22/07/2025
Santa Maria Madalena, Festa
Oração do Dia
Ó Deus, o vosso Filho Unigênito confiou a Maria Madalena a missão de ser a primeira a anunciar a alegria pascal; concedei, nós vos pedimos, por sua intercessão e exemplo, proclamar que Cristo ressuscitou e contemplá-lo no seu Reino glorioso. Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Primeira Leitura
Referência: Ct 3, 1-4a
Eis o que diz a noiva: 1“Em meu leito, durante a noite, busquei o amor de minha vida: procurei-o, e não o encontrei. 2Vou levantar-me e percorrer a cidade, procurando pelas ruas e praças, o amor de minha vida: procurei-o, e não o encontrei. 3Encontraram-me os guardas que faziam a ronda pela cidade. ʽVistes porventura o amor de minha vida?ʼ 4aE logo que passei por eles, encontrei o amor de minha vida”.
Salmo do Dia
Referência: Sl 62
— Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco! A minh’alma tem sede de vós, minha carne também vos deseja, como terra sedenta e sem água!
— Venho, assim, contemplar-vos no templo, para ver vossa glória e poder. Vosso amor vale mais do que a vida: e por isso meus lábios vos louvam.
— Quero, pois, vos louvar pela vida, e elevar para vós minhas mãos! A minh’alma será saciada, como em grande banquete de festa; cantará a alegria em meus lábios, ao cantar para vós meu louvor!
— Para mim fostes sempre um socorro; de vossas asas à sombra eu exulto! Minha alma se agarra em vós; com poder vossa mão me sustenta
Evangelho do Dia
Referência: Jo 20, 1-2. 11-18
1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”. 16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabunni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.
Antífonas
Entrada: Disse o Senhor a Maria Madalena: Vai a meus irmãos e anuncia-lhes: Subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. (Cf. Jo 20, 17)
Comunhão: O amor de Cristo nos pressiona, para que os vivos não vivam para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. (2 Cor 5, 14-15)
Oração de Comunhão
Senhor, a sagrada comunhão nos vossos mistérios infunda em nós aquele amor perseverante que levou Santa Maria Madalena a jamais separar-se do Cristo, seu Mestre. Que vive e reina pelos séculos dos séculos.
Liturgia diária
- Liturgia do Dia 15 de Agosto 2025Liturgia do Dia Neste dia solene, a Igreja contempla Maria elevada ao Céu em corpo e alma. A Mulher vestida de sol, glorificada por Deus, é sinal de esperança para toda a humanidade: onde Ela está, também nós somos chamados… Leia mais: Liturgia do Dia 15 de Agosto 2025
- Liturgia do Dia 14 de Agosto 2025Liturgia do Dia Nesta quinta-feira, a Liturgia do dia nos convida a atravessar as águas com confiança, como fez o povo de Israel diante do Jordão. No Evangelho do dia, Pedro pergunta sobre os limites do perdão. A resposta de… Leia mais: Liturgia do Dia 14 de Agosto 2025
- Liturgia do Dia 13 de Agosto 2025Liturgia do Dia Hoje a Liturgia nos conduz por dois caminhos complementares: o reconhecimento da grandeza de Moisés, servo fiel até o fim, e o chamado à comunhão fraterna no Evangelho de Mateus. Jesus nos lembra que Ele está presente… Leia mais: Liturgia do Dia 13 de Agosto 2025
- Liturgia do Dia 12 de Agosto 2025Liturgia do Dia No Evangelho de 10 de Agosto de 2025, Jesus responde à pergunta sobre quem é o maior no Reino dos Céus com um gesto desconcertante: coloca uma criança no centro. A grandeza no Reino de Deus passa… Leia mais: Liturgia do Dia 12 de Agosto 2025
- Liturgia do Dia 11 de Agosto 2025Liturgia do Dia Jesus anuncia novamente Sua paixão, mas também aponta a liberdade interior que os filhos de Deus devem viver: “Os filhos são livres”, diz Ele a Pedro. Mesmo pagando o preço sozinho, Jesus ensina que o amor supera… Leia mais: Liturgia do Dia 11 de Agosto 2025
- Liturgia do Dia 10 de Agosto 2025Liturgia do Dia Neste domingo, a liturgia do dia nos convida à confiança e à vigilância. Jesus diz: “Não tenhais medo, pequenino rebanho!” pois Deus nos deu o Reino. O Evangelho apresenta a vigilância como uma atitude de quem espera… Leia mais: Liturgia do Dia 10 de Agosto 2025
PUBLICIDADE
AGRADECIMENTOS
Liturgia do Dia apresentado por Liturgia.up.railway.
Projeto Liturgia Diaria por Dancrf
Integração e customização do plugin Liturgy of the Day
Gostou? Compartilhe!

Certificada em Philosophy of Religion pela University of Oxford. Fabi é Coordenadora de Edição no Projeto Estuda Bíblia com foco em religião, teologia e espiritualidade cristã, com uma abordagem que busca unir fé, razão e experiência humana. Seu trabalho é inspirado pelo desejo de tornar o estudo bíblico mais acessível, autêntico e mais relevante para os jovens de hoje, integrando tradição e contemporaneidade nos estudos produzidos no Projeto Estuda Bíblia.