Liturgia do Dia
Hoje somos convidados a examinar com sinceridade o solo do nosso coração. Jesus, no Evangelho, apresenta a parábola do semeador, mostrando como a Palavra de Deus é lançada a todos, mas só frutifica onde encontra terreno fértil. Aprofunde-se na Liturgia do Dia. Peça ao Senhor um coração dócil e receptivo, capaz de escutar, acolher e viver a Sua Palavra com profundidade.
Leituras do dia:
Primeira Leitura: Ex 16,1-5.9-15
Salmo do dia: Salmo 77(78) – “Pode o Senhor servir a mesa no deserto?”
Evangelho do dia: Mt 13,1–9 – Parábola do semeador: a Palavra lançada em nossos corações
PUBLICIDADE
Liturgia do Dia: 23/07/2025
4ª feira da 16ª Semana do Tempo Comum
Oração do Dia
Senhor, sede propício a vossos fiéis, e, benigno, multiplicai neles os dons da vossa graça, para que, fervorosos na fé, esperança e caridade, perseverem sempre vigilantes na observância dos vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Primeira Leitura
Referência: Ex 16,1-5.9-15
1Toda a comunidade dos filhos de Israel partiu de Elim e chegou ao deserto de Sin, entre Elim e o Sinai, no dia quinze do segundo mês da saída do Egito. 2A comunidade dos filhos de Israel pôs-se a murmurar contra Moisés e Aarão, no deserto, dizendo: 3"Quem dera que tivéssemos morrido pela mão do Senhor no Egito, quando nos sentávamos junto às panelas de carne e comíamos pão com fartura! Por que nos trouxestes a este deserto para matar de fome a toda esta gente?" 4O Senhor disse a Moisés: "Eu farei chover para vós o pão do céu. O povo sairá diariamente e só recolherá a porção de cada dia a fim de que eu o ponha à prova, para ver se anda ou não na minha lei. 5No sexto dia, quando prepararem o que tiverem trazido, terão o dobro do que recolhem diariamente".
9E Moisés disse a Aarão: "Dize a toda a comunidade dos filhos de Israel: 'Apresentai-vos diante do Senhor, pois ele ouviu a vossa murmuração'". 10Enquanto Aarão falava a toda a comunidade dos filhos de Israel, voltando os olhos para o deserto, eles viram aparecer na nuvem a glória do Senhor. 11O Senhor falou, então, a Moisés, dizendo: 12"Eu ouvi as murmurações dos filhos de Israel. Dize-lhes, pois: 'Ao anoitecer, comereis carne e, pela manhã, vos fartareis de pão. Assim sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus'". 13Com efeito, à tarde, veio um bando de codornizes e cobriu o acampamento; e, pela manhã, formou-se uma camada de orvalho ao redor do acampamento. 14Quando se evaporou o orvalho que caíra, apareceu na superfície do deserto uma coisa miúda, em forma de grãos, fina como a geada sobre a terra. 15Vendo aquilo, os filhos de Israel disseram entre si: "Que é isto?" Porque não sabiam o que era. Moisés respondeu-lhes: "Isto é o pão que o Senhor vos deu como alimento".
Salmo do Dia
Referência: Sl 77(78)
— E tentaram o Senhor nos corações, exigindo alimento à sua gula. Falavam contra Deus e assim diziam: "Pode o Senhor servir a mesa no deserto?"
— Ordenou, então, às nuvens lá dos céus, e as comportas das alturas fez abrir; fez chover-lhes o maná e alimentou-os, e lhes deu para comer o pão do céu.
— O homem se nutriu do pão dos anjos, e mandou-lhes alimento em abundância; fez soprar o vento leste pelos céus e fez vir, por seu poder, o vento sul.
— Fez chover carne para eles como pó, choveram aves como areia do oceano; elas caíram sobre os seus acampamentos e pousaram ao redor de suas tendas.
Evangelho do Dia
Referência: Mt 13,1-9
1Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galileia. 2Uma grande multidão reuniu-se em volta dele. Por isso Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé, na praia. 3E disse-lhes muitas coisas em parábolas: "O semeador saiu para semear. 4Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. 5Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. 6Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz. 7Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. 8Outras sementes, porém, caíram em terra boa e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. 9Quem tem ouvidos ouça!"
Antífonas
Entrada: Quem me protege e me ampara é meu Deus; é o Senhor quem sustenta minha vida. Quero ofertar-vos o meu sacrifício de coração e com muita alegria (Cf. Sl 53, 6. 8)
Comunhão: O Senhor bom e clemente nos deixou o memorial de suas grandes maravilhas. Ele dá o alimento aos que o temem. (Cf. Sl 110, 4-5)
Oração de Comunhão
Nós vos pedimos, Senhor misericordioso, permanecei junto ao vosso povo e fazei passar da antiga para a nova vida aqueles que iniciastes nos mistérios do céu. Por Cristo, nosso Senhor.
Liturgia diária
- Liturgia do Dia 31 de Agosto 2025Liturgia do Dia Este domingo a Liturgia do dia nos convida a contemplar a grandeza que nasce da humildade e da entrega sincera a Deus. A primeira leitura nos diz com ternura: os opulentos talvez sejam muitos, mas Deus revela… Leia mais: Liturgia do Dia 31 de Agosto 2025
- Liturgia do Dia 30 de Agosto 2025Liturgia do Dia A liturgia de hoje nos convida a refletir sobre como usamos os dons e talentos que Deus nos confiou. A parábola dos talentos mostra que cada um de nós recebe algo precioso do Senhor e Ele espera… Leia mais: Liturgia do Dia 30 de Agosto 2025
- Liturgia do Dia 29 de Agosto 2025Liturgia do Dia Hoje a Igreja celebra o martírio de São João Batista, o precursor de Cristo, que não teve medo de anunciar a verdade, mesmo diante de reis e governantes. Sua fidelidade custou-lhe a vida, mas sua voz continua… Leia mais: Liturgia do Dia 29 de Agosto 2025
- Liturgia do Dia 28 de Agosto 2025Liturgia do Dia Hoje celebramos Santo Agostinho, um dos maiores pensadores da história da Igreja, exemplo vivo de como Deus transforma corações inquietos. Sua conversão, fruto da oração incansável de Santa Mônica, nos inspira a confiar na misericórdia divina, mesmo… Leia mais: Liturgia do Dia 28 de Agosto 2025
- Liturgia do Dia 27 de Agosto 2025Liturgia do Dia Hoje celebramos a memória de Santa Mônica, exemplo de mãe perseverante, que chorou e rezou pela conversão de seu filho, Santo Agostinho, e viu a graça de Deus agir com poder. Sua vida é um lembrete de… Leia mais: Liturgia do Dia 27 de Agosto 2025
- Liturgia do Dia 24 de Agosto 2025Liturgia do Dia Na Liturgia do dia de hoje somos convidados a reconhecer que o amor e o chamado de Deus alcançam todos não importando a origem, a língua ou a história. Isaías antecipa esse sonho de unificação: povos distantes,… Leia mais: Liturgia do Dia 24 de Agosto 2025
PUBLICIDADE
AGRADECIMENTOS
Liturgia do Dia apresentado por Liturgia.up.railway.
Projeto Liturgia Diaria por Dancrf
Integração e customização do plugin Liturgy of the Day
Gostou? Compartilhe!

Certificada em Philosophy of Religion pela University of Oxford. Fabi é Coordenadora de Edição no Projeto Estuda Bíblia com foco em religião, teologia e espiritualidade cristã, com uma abordagem que busca unir fé, razão e experiência humana. Seu trabalho é inspirado pelo desejo de tornar o estudo bíblico mais acessível, autêntico e mais relevante para os jovens de hoje, integrando tradição e contemporaneidade nos estudos produzidos no Projeto Estuda Bíblia.