Liturgia do Dia
No deserto, Deus habita com seu povo e o guia. É uma imagem da Igreja em peregrinação. No Evangelho, a rede do Reino é lançada ao mar: todos são acolhidos, mas haverá discernimento. Neste dia de Santo Inácio de Loyola, mestre do discernimento espiritual, a liturgia nos lembra: seguir o Senhor exige escuta, escolha, decisão. A fé é dom, mas também é resposta.
Leia a Liturgia do dia e peça a graça de caminhar com Deus, deixar-se guiar e escolher sempre “o que mais conduz à glória de Deus e ao serviço dos irmãos”.
Leituras do dia:
Primeira Leitura: Ex 40,16–21.34–38 – A nuvem cobre o santuário: Deus caminha com seu povo
Salmo do dia: Salmo 83(84) – “Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!”
Evangelho do dia: Mt 13,47–53 – A rede do Reino reúne a todos, mas virá o tempo da separação
PUBLICIDADE
Liturgia do Dia: 31/07/2025
Santo Inácio de Loyola, Presbítero, Memória
Oração do Dia
Ó Deus, que suscitastes em vossa Igreja Santo Inácio de Loyola para propagar a maior glória do vosso nome, concedei-nos que, auxiliados por sua intercessão e imitando seus exemplos, mereçamos, por nosso combate na terra, ser coroados com ele no céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Primeira Leitura
Referência: Ex 40,16-21.34-38
Naqueles dias, 16Moisés fez tudo o que o Senhor lhe havia ordenado. 17No primeiro mês do segundo ano, no primeiro dia do mês, o santuário foi levantado. 18Moisés levantou o santuário, colocou as bases e as tábuas, assentou as vigas e ergueu as colunas. 19Estendeu a tenda sobre o santuário, pondo em cima a cobertura da tenda, como o Senhor lhe havia mandado. 20Depois, tomando o documento da aliança, depositou-o dentro da arca e colocou sobre ela o propiciatório. 21E, introduzindo a arca no santuário, pendurou diante dela o véu de proteção, como o Senhor tinha prescrito a Moisés. 34Então a nuvem cobriu a tenda da reunião e a glória do Senhor encheu o santuário. 35Moisés não podia entrar na tenda da reunião, porque a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do Senhor tomava todo o santuário. 36Em todas as etapas da viagem, sempre que a nuvem se elevava de cima do santuário, os filhos de Israel punham-se a caminho; 37e nunca partiam antes que a nuvem se levantasse. 38Pois, de dia, a nuvem do Senhor repousava sobre o santuário e, de noite, aparecia sobre ele um fogo que todos os filhos de Israel viam, em todas as suas etapas.
Salmo do Dia
Referência: Sl 83(84)
— Minha alma desfalece de saudades e anseia pelos átrios do Senhor! Meu coração e minha carne rejubilam e exultam de alegria no Deus vivo!
— Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa, † e a andorinha ali prepara o seu ninho para nele seus filhotes colocar; vossos altares, ó Senhor Deus do universo! Vossos altares, ó meu rei e meu Senhor!
— Felizes os que habitam vossa casa; para sempre haverão de vos louvar! Felizes os que em vós têm sua força, caminharão com um ardor sempre crescente.
— Na verdade, um só dia em vosso templo vale mais do que milhares fora dele! Prefiro estar no limiar de vossa casa a hospedar-me na mansão dos pecadores!
Evangelho do Dia
Referência: Mt 13,47-53
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47“O reino dos céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí haverá choro e ranger de dentes. 51Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”. 52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da lei que se torna discípulo do reino dos céus é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. 53Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.
Antífonas
Entrada: Ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, e toda língua proclame: Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. (Fl 2, 10-11)
Comunhão: Disse o Senhor: vim trazer fogo à terra; como gostaria que já estivesse aceso! (Cf. Lc 12, 49)
Oração de Comunhão
Ó Deus, que este sacrifício de louvor, que vos oferecemos em ação de graças, na comemoração de Santo Inácio de Loyola, nos conduza à bem-aventurança eterna, para louvarmos sem fim a vossa imensa glória. Por Cristo, nosso Senhor.
Liturgia do dia para Imprimir
Devocional com Mateus 13 para Imprimir em PDF
Este devocional inspirado na passagem de Mateus 13,47-53 da liturgia do dia oferece uma reflexão profunda sobre a parábola da rede lançada ao mar, onde Jesus ensina sobre o…
PUBLICIDADE
Liturgia diária
- Liturgia do Dia 15 de Agosto 2025Liturgia do Dia Neste dia solene, a Igreja contempla Maria elevada ao Céu em corpo e alma. A Mulher vestida de sol, glorificada por Deus, é sinal de esperança para toda a humanidade: onde Ela está, também nós somos chamados… Leia mais: Liturgia do Dia 15 de Agosto 2025
- Liturgia do Dia 14 de Agosto 2025Liturgia do Dia Nesta quinta-feira, a Liturgia do dia nos convida a atravessar as águas com confiança, como fez o povo de Israel diante do Jordão. No Evangelho do dia, Pedro pergunta sobre os limites do perdão. A resposta de… Leia mais: Liturgia do Dia 14 de Agosto 2025
- Liturgia do Dia 13 de Agosto 2025Liturgia do Dia Hoje a Liturgia nos conduz por dois caminhos complementares: o reconhecimento da grandeza de Moisés, servo fiel até o fim, e o chamado à comunhão fraterna no Evangelho de Mateus. Jesus nos lembra que Ele está presente… Leia mais: Liturgia do Dia 13 de Agosto 2025
- Liturgia do Dia 12 de Agosto 2025Liturgia do Dia No Evangelho de 10 de Agosto de 2025, Jesus responde à pergunta sobre quem é o maior no Reino dos Céus com um gesto desconcertante: coloca uma criança no centro. A grandeza no Reino de Deus passa… Leia mais: Liturgia do Dia 12 de Agosto 2025
AGRADECIMENTOS
Liturgia do Dia apresentado por Liturgia.up.railway.
Projeto Liturgia Diaria por Dancrf
Integração e customização do plugin Liturgy of the Day
Gostou? Compartilhe!

Certificada em Philosophy of Religion pela University of Oxford. Fabi é Coordenadora de Edição no Projeto Estuda Bíblia com foco em religião, teologia e espiritualidade cristã, com uma abordagem que busca unir fé, razão e experiência humana. Seu trabalho é inspirado pelo desejo de tornar o estudo bíblico mais acessível, autêntico e mais relevante para os jovens de hoje, integrando tradição e contemporaneidade nos estudos produzidos no Projeto Estuda Bíblia.
Leitura abençoada e inspiradora!
Feliz que você gostou Ana! Deus a abençoe 🙏🏼