Liturgia do Dia
A Palavra de hoje une a fuga de Jonas com o amor que Jesus pede em sua parábola. Jonas tenta escapar da missão, mas Deus o resgata e o envia de novo. No Evangelho do dia, Jesus mostra que ser próximo não depende de raça, religião ou conveniência, mas de compaixão.
Hoje, deixe-se interpelar: quantas vezes fujo do chamado de Deus? E quantas vezes fecho os olhos diante do irmão caído à beira do caminho? A liturgia nos chama a escolher a misericórdia sempre.

PUBLICIDADE
Leituras da Missa
Primeira Leitura: Jonas 1,1–2,1.11 – “Jonas fugiu da presença do Senhor, mas Ele o alcançou.”
Salmo do dia: Jonas 2,3.4.5.8 – “Na minha angústia invoquei o Senhor, e Ele me atendeu.”
Evangelho do dia: Lucas 10,25-37 – “Quem é o meu próximo? A parábola do bom samaritano.”
Liturgia do Dia: 06/10/2025
2ª feira da 27ª Semana do Tempo Comum
Oração do Dia
Deus eterno e todo-poderoso, que no vosso imenso amor de Pai nos concedeis mais do que merecemos e pedimos, infundi em nós vossa misericórdia, para perdoar o que nos pesa na consciência e para nos dar mais do que a oração ousa pedir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Primeira Leitura
Referência: Jn 1,1-2,1.11
1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, filho de Amati, e dizia: 2“Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe que sua perversidade subiu até a minha presença”. 3Jonas pôs-se a caminho a fim de fugir para Társis, longe da presença do Senhor; desceu a Jope e encontrou um navio com destino a Társis, adquiriu passagem e embarcou com os outros passageiros para essa cidade, para longe da presença do Senhor. 4Mas o Senhor mandou um vento violento sobre o mar, levantando uma grande tempestade, que ameaçava destruir o navio. 5Tomados de pavor, os marinheiros começaram a gritar, cada qual a seu deus, e a lançar ao mar a carga do navio para o aliviar. Jonas havia descido ao porão do navio, deitara-se e dormia a sono solto. 6O chefe do navio foi vê-lo e disse: “Como! Tu dormes? Levanta-te e reza ao teu deus; talvez ele se lembre de nós, e não morreremos”. 7Disseram entre si os marinheiros: “Vamos tirar a sorte, para saber por que nos acontece esta desgraça”. Lançaram a sorte, e esta caiu sobre Jonas. 8Disseram-lhe: “Explica-nos, por culpa de quem nos acontece esta desgraça? Qual é a tua ocupação e donde vens? Qual é a tua terra, de que povo és?” 9Ele respondeu: “Eu sou hebreu e temo o Senhor, Deus do céu, que fez o mar e a terra firme”. 10Aqueles homens ficaram possuídos de grande medo e disseram: “Como é que fizeste tal coisa?” Pelas palavras dele, acabavam de saber que estava fugindo da presença do Senhor. 11Disseram então: “Que faremos contigo, para acalmar o mar?” Pois o mar enfurecia-se cada vez mais. 12Respondeu Jonas: “Pegai a mim e lançai-me ao mar, e o mar vos deixará em paz: eu sei que, por minha culpa, se desencadeou sobre vós esta grande borrasca”. 13Os marinheiros, à força de remar, tentavam voltar à terra, mas em vão, porque o mar cada vez mais se encapelava contra eles. 14Então invocaram o Senhor e rezaram: “Suplicamos-te, Senhor, não nos deixes morrer em paga pela vida deste homem, não faças cair sobre nós este sangue inocente; fizeste, Senhor, valer tua vontade”. 15Então, pegaram Jonas e atiraram-no ao mar; e cessou a fúria do mar. 16Invadiu esses homens um grande temor do Senhor, ofereceram-lhe sacrifícios e fizeram-lhe votos. 2,1Determinou o Senhor que um grande peixe viesse engolir Jonas; e ele ficou três dias no ventre do peixe. 11Então o Senhor fez o peixe vomitar Jonas na praia.
Salmo do Dia
Referência: Jn 2,2-8
– Do fundo do abismo, do ventre do peixe, Jonas rezou ao Senhor, o seu Deus, a seguinte oração.
– Na minha angústia clamei por socorro, pedi vossa ajuda do mundo dos mortos e vós me atendestes.
– Senhor, me lançastes no seio dos mares, cercou-me a torrente, vossas ondas passaram com furor sobre mim.
– Então, eu pensei: eu fui afastado para longe de vós; nunca mais hei de ver vosso templo sagrado.
– E quando minhas forças em mim acabavam, do Senhor me lembrei, chegando até vós a minha oração.
Evangelho do Dia
Referência: Lc 10,25-37
Naquele tempo, 25um mestre da lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?” 26Jesus lhe disse: “O que está escrito na lei? Como lês?” 27Ele então respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e ao teu próximo como a ti mesmo!” 28Jesus lhe disse: “Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás”. 29Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?” 30Jesus respondeu: “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no e foram-se embora, deixando-o quase morto. 31Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. 32O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado. 33Mas um samaritano, que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. 34Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. 35No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: ‘Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais’”. E Jesus perguntou: 36“Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” 37Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze a mesma coisa”.
Antífonas
Entrada: Ao vosso poder, Senhor, tudo está sujeito, e não há quem possa resistir à vossa vontade, porque sois o criador de todas as coisas, do céu e da terra e de tudo que eles contêm; vós sois o Senhor do universo. (Cf. Est 4, 17)
Comunhão: O Senhor é bondoso para quem nele confia, para a alma que o procura. (Lm 3, 25)
Oração de Comunhão
Concedei-nos, Deus todo-poderoso, que inebriados e saciados pelo sacramento que recebemos, sejamos transformados naquele que comungamos. Por Cristo, nosso Senhor.
PUBLICIDADE
Liturgia Diária
- Liturgia do Dia 12 de Outubro 2025Liturgia do Dia Na festa de Nossa Senhora Aparecida, o Evangelho das Bodas de Caná nos recorda o poder da intercessão de Maria. Diante da falta, ela não se omite: confia e entrega ao Filho. Junto a litugia do dia… Leia mais: Liturgia do Dia 12 de Outubro 2025
- Liturgia do Dia 11 de Outubro 2025Liturgia do Dia Enquanto o profeta anuncia o julgamento de Deus, o Evangelho do dia nos ensina que a verdadeira bem-aventurança está na escuta e na prática da Palavra. São João XXIII, homem de fé simples e coração pastoral, nos… Leia mais: Liturgia do Dia 11 de Outubro 2025
- Liturgia do Dia 10 de Outubro 2025Liturgia do Dia Joel alerta o povo a despertar do sono espiritual. O dia do Senhor se aproxima, e o chamado é à conversão. Jesus, no Evangelho de hoje, nos recorda que não há neutralidade na fé: ou estamos com… Leia mais: Liturgia do Dia 10 de Outubro 2025
- Liturgia do Dia 09 de Outubro 2025Liturgia do Dia O profeta recorda que Deus não é indiferente aos que o temem e confiam nele. O Evangelho de hoje nos mostra o coração generoso do Pai: Ele não nega o Espírito Santo a quem o pede com… Leia mais: Liturgia do Dia 09 de Outubro 2025
- Liturgia do Dia 08 de Outubro 2025Liturgia do Dia Jonas, irritado com a misericórdia divina, nos lembra o quanto ainda precisamos aprender sobre o amor de Deus. Ele quer justiça imediata, mas o Senhor responde com compaixão. No Evangelho do dia de hoje, Jesus ensina a… Leia mais: Liturgia do Dia 08 de Outubro 2025
Leia os Salmos
Salmos para Imprimir
Salmo 23 com Letras Grandes para Imprimir
PUBLICIDADE
AGRADECIMENTOS
Liturgia do Dia apresentado por Liturgia.up.railway.
Projeto Liturgia Diaria por Dancrf
Integração e customização do plugin Liturgy of the Day
Gostou? Compartilhe!

Certificada em Philosophy of Religion pela University of Oxford. Fabi é Coordenadora de Edição no Projeto Estuda Bíblia com foco em religião, teologia e espiritualidade cristã, com uma abordagem que busca unir fé, razão e experiência humana. Seu trabalho é inspirado pelo desejo de tornar o estudo bíblico mais acessível, autêntico e mais relevante para os jovens de hoje, integrando tradição e contemporaneidade nos estudos produzidos no Projeto Estuda Bíblia.