Liturgia do Dia
A Liturgia do dia nos mostra um ciclo sofrido de esquecimento e recobrança: o povo de Israel abandona a Deus, sofre com a opressão e é resgatado por juízes. No entanto, ao perder o líder, volta a se desviar. É um retrato histórico, mas ao mesmo tempo um espelho dos momentos de fadiga espiritual que vivemos.
No Evangelho, surge o jovem rico que busca o segredo da vida eterna. Ele segue a lei, mas não encontra a profundidade do Evangelho. Então Jesus o convida a uma renúncia radical: despojar-se do que impede o seguimento. Não se trata apenas de desapego material, mas de abrir espaço para algo maior: a liberdade de Deus transformar o coração à sua semelhança.
Que tal reservar um tempo hoje para ler a Liturgia do Dia? Permita-se sentir a urgência da voz de Deus que chama, que inclui e que solicita coração fiel e disponível. Peça ao Senhor a coragem de desapegar-se das seguranças humanas e seguir com confiança a estrada que nos leva ao encontro com o Pai.
PUBLICIDADE
Leituras da Missa
Primeira Leitura: Juízes 2,11‑19
“Os israelitas abandonaram o Senhor e serviram a deuses cananeus… e, apesar dos juízes que Deus levantava, novamente se desviavam.”
Salmo do dia: Salmo 94(95),1‑2.6‑7.8‑9
“Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: não fecheis os vossos corações…”
Evangelho do dia: Mateus 19,16‑22
Jesus ensina o jovem rico: “Se queres ser perfeito, vende tudo o que tens, dá aos pobres e segue-me.”
Liturgia do Dia: 18/08/2025
2ª feira da 20ª Semana do Tempo Comum
Oração do Dia
Ó Deus, preparastes para quem vos ama bens que nossos olhos não podem ver; acendei em nossos corações a chama da caridade para que, amando-vos em tudo e acima de tudo, corramos ao encontro das vossas promessas que superam todo desejo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Primeira Leitura
Referência: Jz 2,11-19
Naqueles dias, 11os filhos de Israel fizeram o que desagrada ao Senhor, servindo a deuses cananeus. 12Abandonaram o Senhor, o Deus de seus pais, que os havia tirado do Egito, e seguiram outros deuses dos povos que em torno deles habitavam, e os adoraram, provocando assim a ira do Senhor. 13Afastaram-se do Senhor para servir a Baal e a Astarte. 14Por isso, acendeu-se contra Israel a ira do Senhor, que os entregou nas mãos dos salteadores, que os saqueavam, e os vendeu aos inimigos que habitavam nas redondezas. E eles não puderam resistir aos seus adversários. 15Em tudo o que desejassem empreender, a mão do Senhor estava contra eles para sua desgraça, como lhes havia dito e jurado. A sua aflição era extrema. 16Então, o Senhor mandou-lhes juízes que os livrassem das mãos dos saqueadores. 17Eles, porém, nem aos seus juízes quiseram ouvir e continuavam a prostituir-se com outros deuses, adorando-os. Depressa se afastaram do caminho seguido por seus pais, que haviam obedecido aos mandamentos do Senhor; não procederam como eles. 18Sempre que o Senhor lhes mandava juízes, o Senhor estava com o juiz e os livrava das mãos dos inimigos enquanto o juiz vivia, porque o Senhor se deixava comover pelos gemidos dos aflitos. 19Mas, quando o juiz morria, voltavam a cair e portavam-se pior que seus pais, seguindo outros deuses, servindo-os e adorando-os. Não desistiram de suas obras perversas nem da sua conduta obstinada.
Salmo do Dia
Referência: Sl 105(106)
— Não quiseram suprimir aqueles povos que o Senhor tinha mandado exterminar; misturaram-se, então, com os pagãos e aprenderam seus costumes depravados.
— Aos ídolos pagãos prestaram culto, que se tornaram armadilha para eles; pois imolaram até mesmo os próprios filhos, sacrificaram suas filhas aos demônios.
— Contaminaram-se com suas próprias obras, prostituíram-se em crimes incontáveis. Acendeu-se a ira de Deus contra o seu povo, e o Senhor abominou a sua herança.
— Quantas vezes o Senhor os libertou! Eles, porém, por malvadez o provocavam. Mas o Senhor tinha piedade do seu povo quando ouvia o seu grito na aflição.
Evangelho do Dia
Referência: Mt 19,16-22
Naquele tempo, 16alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, o que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” 17Jesus respondeu: “Por que tu me perguntas sobre o que é bom? Um só é o bom. Se tu queres entrar na vida, observa os mandamentos”. 18O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 19honra teu pai e tua mãe e ama teu próximo como a ti mesmo”. 20O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. O que ainda me falta?” 21Jesus respondeu: “Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. 22Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.
Antífonas
Entrada: Olhai, ó Deus, que sois a nossa proteção, vede a face do eleito, vosso Ungido! Na verdade, um só dia em vosso templo vale mais do que milhares fora dele! (Cf. Sl 83, 10-11)
Comunhão: No Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção. (Cf. Sl 129, 7)
Oração de Comunhão
Unidos a Cristo por este sacramento, humildemente imploramos vossa clemência, Senhor, para que, a ele configurados na terra, mereçamos participar de sua glória no céu. Por Cristo, nosso Senhor.
Liturgia diária
Liturgia do Dia 17 de Agosto de 2025
Liturgia do Dia 19 de Agosto de 2025
Liturgia do Dia 20 de Agosto de 2025
PUBLICIDADE
Devocional do dia
Liturgia do Dia para Imprimir em PDF
Aprofunde-se na presença de Deus com este devocional diário inspirado na leitura da Liturgia do Dia, disponível em PDF para imprimir e usar no seu momento de oração pessoal, em…
AGRADECIMENTOS
Liturgia do Dia apresentado por Liturgia.up.railway.
Projeto Liturgia Diaria por Dancrf
Integração e customização do plugin Liturgy of the Day
Gostou? Compartilhe!

Certificada em Philosophy of Religion pela University of Oxford. Fabi é Coordenadora de Edição no Projeto Estuda Bíblia com foco em religião, teologia e espiritualidade cristã, com uma abordagem que busca unir fé, razão e experiência humana. Seu trabalho é inspirado pelo desejo de tornar o estudo bíblico mais acessível, autêntico e mais relevante para os jovens de hoje, integrando tradição e contemporaneidade nos estudos produzidos no Projeto Estuda Bíblia.