Liturgia do Dia
Hoje celebramos a Transfiguração do Senhor: um vislumbre da glória que aguarda os que seguem fielmente o caminho da cruz. No monte, diante de Pedro, Tiago e João, Jesus revela sua luz a beleza divina escondida em sua humanidade.
A Primeira Leitura nos recorda que o Filho do Homem receberá poder e glória eternos. E Pedro, na Segunda Leitura, testemunha esse momento como certeza da promessa. O Pai confirma: “Este é o meu Filho amado, escutai-O!”
Leia a Liturgia do Dia. Deixe que a luz de Cristo penetre suas trevas. Permaneça com Ele na escuta e na adoração. E mesmo quando descer do monte de volta à rotina leve consigo essa certeza: a glória de Deus já começou a resplandecer em nós.
Leituras do dia:
Primeira Leitura: Daniel 7,9-10.13-14 – “O seu domínio é eterno e não passará”
Salmo do dia: Salmo 96(97),1-2.5-6.9 – “O Senhor é rei, o Altíssimo, acima de toda a terra”
Segunda Leitura: 2 Pedro 1,16-19 – “Nós vimos com os nossos próprios olhos a sua majestade”
Evangelho do dia: Marcos 9,2-10 – “Este é o meu Filho amado. Escutai o que Ele diz!”
PUBLICIDADE
Liturgia do Dia: 06/08/2025
Transfiguração do Senhor, Festa
Oração do Dia
Ó Deus, na gloriosa Transfiguração de vosso Filho Unigênito, confirmastes os mistérios da fé pelo testemunho de Moisés e Elias e mostrastes de modo admirável a plenitude da nossa adoção de filhos; concedei a nós, vossos servos e servas, que, ouvindo a voz do vosso próprio Filho amado, mereçamos ter parte em sua herança. Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Primeira Leitura
Referência: Dn 7, 9-10. 13-14
9Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e um Ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como lã pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa. 10Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal e os livros foram abertos. 13Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá.
Salmo do Dia
Referência: Sl 96
— Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, que se apoia na justiça e no direito.
— As montanhas se derretem como cera ante a face do Senhor de toda a terra; e assim proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória.
— Porque vós sois o Altíssimo, Senhor, muito acima do universo que criastes, e de muito superais todos os deuses
Evangelho do Dia
Referência: Lc 9,28b-36
Naquele tempo, 28Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago e subiu à montanha para rezar. 29Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante. 30Eis que dois homens estavam conversando com Jesus: eram Moisés e Elias. 31Eles apareceram revestidos de glória e conversavam sobre a morte que Jesus iria sofrer em Jerusalém. 32Pedro e os companheiros estavam com muito sono. Ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele. 33E quando estes homens se iam afastando, Pedro disse a Jesus: “Mestre, é bom estarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Pedro não sabia o que estava dizendo. 34Ele estava ainda falando quando apareceu uma nuvem que os cobriu com sua sombra. Os discípulos ficaram com medo ao entrarem na nuvem. 35Da nuvem, porém, saiu uma voz que dizia: “Este é o meu Filho, o escolhido. Escutai o que ele diz!” 36Enquanto a voz ressoava, Jesus encontrou-se sozinho. Os discípulos ficaram calados e naqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto.
Antífonas
Entrada: Numa nuvem luminosa apareceu o Espírito Santo e a voz do Pai se fez ouvir: Este é o meu Filho muito amado, no qual eu coloquei todo o meu amor: escutai-o! (Cf. Mt 17, 5)
Comunhão: Quando o Cristo se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é. (Cf. 1Jo 3, 2)
Oração de Comunhão
Senhor, nós vos pedimos: o alimento celeste que recebemos nos transforme na imagem de Cristo, cujo esplendor quisestes revelar na sua gloriosa Transfiguração. Por Cristo, nosso Senhor.
PUBLICIDADE
Liturgia diária
Liturgia do Dia 21 de Agosto 2025
Liturgia do Dia Hoje, a Liturgia do dia nos coloca diante de duas cenas intensas que falam de promessa, escolha e resposta ao chamado divino. No Evangelho do dia, Jesus…
Liturgia do Dia 20 de Agosto 2025
Liturgia do Dia A Liturgia de hoje nos provoca a reflexão. Ela mexe com aquela parte em nós que insiste em medir tudo por merecimento, esforço e comparação. A parábola…
Liturgia do Dia 19 de Agosto 2025
Liturgia do Dia Hoje a liturgia do dia nos convida a uma escuta mais profunda. Você já se sentiu pequeno demais para uma missão? Ou então preso ao que tem,…
Liturgia do Dia 18 de Agosto 2025
Liturgia do Dia A Liturgia do dia nos mostra um ciclo sofrido de esquecimento e recobrança: o povo de Israel abandona a Deus, sofre com a opressão e é resgatado…
Liturgia do Dia 17 de Agosto 2025
Liturgia do Dia Neste doming de festa, a Igreja nos convida a elevar o olhar e o coração à glória do céu, onde Maria, a Mãe de Jesus, foi elevada…
Liturgia do Dia 16 de Agosto 2025
Liturgia do Dia No Evangelho, Jesus acolhe as crianças e mostra que o Reino dos Céus pertence aos que se aproximam com simplicidade, confiança e pureza de coração. Ele impõe…
AGRADECIMENTOS
Liturgia do Dia apresentado por Liturgia.up.railway.
Projeto Liturgia Diaria por Dancrf
Integração e customização do plugin Liturgy of the Day
Gostou? Compartilhe!

Certificada em Philosophy of Religion pela University of Oxford. Fabi é Coordenadora de Edição no Projeto Estuda Bíblia com foco em religião, teologia e espiritualidade cristã, com uma abordagem que busca unir fé, razão e experiência humana. Seu trabalho é inspirado pelo desejo de tornar o estudo bíblico mais acessível, autêntico e mais relevante para os jovens de hoje, integrando tradição e contemporaneidade nos estudos produzidos no Projeto Estuda Bíblia.