Liturgia do Dia
O Evangelho de hoje é um convite profundo à confiança: mesmo uma fé pequena, como um grão de mostarda, é capaz de mover montanhas quando está enraizada em Deus. Jesus exorta os discípulos a uma fé verdadeira, que não se limita às palavras. A leitura do profeta Habacuc também fala da fé diante da injustiça e da opressão. “O justo viverá por sua fé.” É a fé que sustenta, que mantém firme aquele que espera mesmo em meio à dor.
Santa Teresa Benedita da Cruz, filósofa e mártir, viveu essa fé até o fim, entregando sua vida em Auschwitz. Sua história nos inspira a unir razão e fé, pensamento e amor, até a cruz.
Leituras do dia:
Primeira Leitura: Dt 6,4-13 – “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.”
Salmo do dia: Salmo 9B(10),7-8.14.17-18 – “Jamais o Senhor esquecerá o clamor dos aflitos”
Evangelho do dia: Mateus 17,14–20 – “Se tiverdes fé como um grão de mostarda, nada vos será impossível”
PUBLICIDADE
Liturgia do Dia: 09/08/2025
Sábado da 18ª Semana do Tempo Comum
Oração do Dia
Assisti, Senhor, os vossos fiéis e cumulai com vossa inesgotável bondade, aqueles que vos imploram e se gloriam de vos ter como criador e guia, restaurando para eles a vossa criação e conservando-a renovada. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Primeira Leitura
Referência: Dt 6,4-13
Moisés falou ao povo, dizendo: 4“Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. 5Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. 6E trarás gravadas em teu coração todas estas palavras que hoje te ordeno. 7Tu as repetirás com insistência aos teus filhos e delas falarás quando estiveres sentado em tua casa ou andando pelos caminhos, quando te deitares ou te levantares. 8Tu as prenderás como sinal em tua mão e as colocarás como um sinal entre os teus olhos; 9tu as escreverás nas entradas da tua casa e nas portas da tua cidade. 10Quando o Senhor te introduzir na terra que prometeu, com juramento, a teus pais, Abraão, Isaac e Jacó, que te daria, com cidades grandes e belas que não edificaste, 11casas cheias de toda espécie de bens que não acumulaste, cisternas já escavadas que não cavaste, vinhas e oliveiras que não plantaste; e quando comeres e te fartares, 12então, cuida bem de não esqueceres o Senhor que te tirou do Egito, da casa da escravidão. 13Temerás o Senhor teu Deus, a ele servirás e só pelo seu nome jurarás”.
Salmo do Dia
Referência: Sl 17(18)
— Eu vos amo, ó Senhor! Sois minha força, minha rocha, meu refúgio e salvador! Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga, minha força e poderosa salvação.
— Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga, sois meu escudo e proteção: em vós espero! Invocarei o meu Senhor: a ele a glória! E dos meus perseguidores serei salvo!
— Viva o Senhor! Bendito seja o meu rochedo! E louvado seja Deus, meu salvador! Concedeis ao vosso rei grandes vitórias e mostrais misericórdia ao vosso ungido.
Evangelho do Dia
Referência: Mt 17,14-20
14Naquele tempo, chegando Jesus e seus discípulos junto da multidão, um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se e disse: 15“Senhor, tem piedade do meu filho. Ele é epilético e sofre ataques tão fortes, que muitas vezes cai no fogo ou na água. 16Levei-o aos teus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo!” 17Jesus respondeu: “Ó gente sem fé e perversa! Até quando deverei ficar convosco? Até quando vos suportarei? Trazei aqui o menino”. 18Então Jesus o ameaçou e o demônio saiu dele. Na mesma hora, o menino ficou curado. 19Então, os discípulos aproximaram-se de Jesus e lhe perguntaram em particular: “Por que nós não conseguimos expulsar o demônio?” 20Jesus respondeu: “Porque a vossa fé é demasiado pequena. Em verdade vos digo, se vós tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda, direis a esta montanha: ‘Vai daqui para lá’, e ela irá. E nada vos será impossível”.
Antífonas
Entrada: Vinde ó Deus em meu auxílio, apressai-vos, ó Senhor, em socorrer-me. Sois meu Deus libertador e meu auxílio. Não tardeis em socorrer-me, ó Senhor! (Cf. Sl 69, 2. 6)
Comunhão: Vós nos destes, Senhor, o pão do Céu, que contém toda delícia e suave sabor. (Cf. Sb 16, 20)
Oração de Comunhão
Acompanhai, Senhor, com vossa constante proteção aqueles que restaurais com os dons do céu e, como não cessais de protegê-los, concedei que se tornem dignos da eterna redenção. Por Cristo, nosso Senhor.
PUBLICIDADE
Devocional do dia para Imprimir
Devocional com Mateus 13 para Imprimir em PDF
Este devocional inspirado na passagem de Mateus 13,47-53 da liturgia do dia oferece uma reflexão profunda sobre a parábola da rede lançada ao mar, onde Jesus ensina sobre o…
Liturgia diária
- Liturgia do Dia 15 de Agosto 2025
- Liturgia do Dia 14 de Agosto 2025
- Liturgia do Dia 13 de Agosto 2025
- Liturgia do Dia 12 de Agosto 2025
- Liturgia do Dia 11 de Agosto 2025
- Liturgia do Dia 10 de Agosto 2025
- Liturgia do Dia 09 de Agosto 2025
- Liturgia do Dia 08 de Agosto 2025
- Liturgia do Dia 07 de Agosto 2025
AGRADECIMENTOS
Liturgia do Dia apresentado por Liturgia.up.railway.
Projeto Liturgia Diaria por Dancrf
Integração e customização do plugin Liturgy of the Day
Gostou? Compartilhe!

Certificada em Philosophy of Religion pela University of Oxford. Fabi é Coordenadora de Edição no Projeto Estuda Bíblia com foco em religião, teologia e espiritualidade cristã, com uma abordagem que busca unir fé, razão e experiência humana. Seu trabalho é inspirado pelo desejo de tornar o estudo bíblico mais acessível, autêntico e mais relevante para os jovens de hoje, integrando tradição e contemporaneidade nos estudos produzidos no Projeto Estuda Bíblia.